PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO: PASSO A PASSO PARA VOCÊ FAZER O SEU.

Advogado fazendo passo a passo do Planejamento Previdenciário

O planejamento previdenciário é o conjunto de estratégias adotadas para permitir que um profissional identifique o melhor momento para se aposentar, além de conseguir obter o maior valor possível para a sua aposentadoria.

Mas o planejamento previdenciário não se limita somente a isso!

Meu nome é Marcelo Dias, sócio no escritório Costa e Dias Advogados, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e hoje vou esclarecer a você tudo sobre o Planejamento Previdenciário.

Leia esse texto com atenção! O Planejamento Previdenciário deve ser realizado por todos os brasileiros que buscam ter uma aposentadoria mais tranquila e com um benefício que seja compatível com todas as contribuições que fizeram ao longo da vida.

Infelizmente, milhares de pessoas que estão aposentadas hoje poderiam receber um benefício maior todos os meses se tivessem feito o planejamento correto de sua aposentadoria.

Este guia está estruturado em tópicos, assim você consegue rapidamente localizar sua principal dúvida ou, se desejar aprender tudo sobre o Planejamento Previdenciário, pode seguir pelo texto normalmente.

Vamos lá!

Sumário

O QUE É O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

O Planejamento Previdenciário é um estudo que reúne um conjunto de estratégias de organização e preparação da aposentadoria.

O Planejamento Previdenciário é feito com antecedência ao pedido de aposentadoria, de forma que ajude o trabalhador a identificar problemas que possa vir a ter com o INSS.

Estes problemas podem levar a demora da liberação da aposentadoria e, em muitos casos, o INSS pode até mesmo negar o pedido de aposentadoria.

Mas o Planejamento Previdenciário não se trata apenas de evitar problemas com o INSS. Através dele também somos capazes de adotar estratégias que diminuem o tempo que falta para se aposentar e também aumentar o valor da aposentadoria. É o que todo mundo sonha em ter, certo?

Tudo isso com base em uma análise detalhada de todo o seu histórico profissional e de vida, feita por um Advogado Previdenciário que fará todos os cálculos e estudos com base na legislação previdenciária existente no momento da sua aposentadoria.

 

 

QUEM DEVE FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Pelo menos todos os brasileiros que contribuem com o INSS e esperam receber uma aposentadoria no futuro. Independentemente de você ser um médico, que possui altos salários, ou um trabalhador que recebe um salário-mínimo.

O Planejamento Previdenciário deve ser feito por todos os trabalhadores.

Infelizmente ainda existe em nossa sociedade a crença de que Planejamento é algo que deve ser realizado somente por pessoas ricas, com muito dinheiro. Mas isso não é verdade.

E eu tenho certeza que você em algum momento já começou a planejar a sua aposentadoria, mesmo que de forma bem tímida. Quer ver?

• Se em algum momento você já olhou para o seu contracheque/holerite e conferiu qual o valor que está sendo recolhido para o INSS, você já começou a planejar
• Se você já conferiu no CNIS se os recolhimentos estão sendo feitos todos os meses, você já começou a se planejar
• Se você já contou quantos anos falta para a sua aposentadoria, você já começou a se planejar

O Planejamento Previdenciário já faz parte da sua vida desde o primeiro emprego com carteira assinada. O que eu aconselho é que de agora em diante, você veja como fundamental para o seu futuro ter um Planejamento Previdenciário.

Seja qual for o valor de sua contribuição, você se aposentará e precisa se preparar para conseguir o maior valor de aposentadoria possível e evitar surpresas que possam prejudicar você com o INSS.

Não espere ter um valor de aposentadoria de R$ 6.000,00 se você contribui todos os meses com o valor correspondente a um salário-mínimo.

E se sua realidade hoje é a de receber 1 salário-mínimo, pode ser o caso de contribuir com cinquenta, sessenta reais a mais e garantir uma aposentadoria com um valor de R$ 500,00 a mais todos os meses. É um adicional significativo na aposentadoria que você vai receber todos os meses.

Aqui no escritório recebemos pessoas que durante dois, três anos trabalharam em atividades especiais, como caminhoneiros, frentistas, soldadores… E esse período nessas funções já são suficientes para reduzir o tempo até a aposentadoria, mesmo que depois tenham trabalhado a vida toda em outros cargos.

Até aqui eu só listei os ganhos que o Planejamento Previdenciário pode trazer para você. Ganhos que muitas pessoas nem sabiam que tinham direito.

Mas e os problemas que você pode ter e que sem o Planejamento Previdenciário você teria dificuldades de enfrentar?

Vamos pegar o exemplo que falei acima. Os trabalhadores que durante dois ou três anos atuaram como frentistas.

A atividade como frentista é considerada atividade especial. Eles estão constantemente expostos a agentes nocivos a sua saúde e por isso tem direito a aposentadoria especial, que entre suas vantagens dá o direito de se aposentar mais cedo.

Isso é muito bom, mas como você vai provar para o INSS que trabalhou em uma atividade especial? Antigamente bastava apresentar a Carteira de Trabalho, hoje não é mais assim. São muitos outros documentos que deve ser apresentados, como o PPP.

Se você não planejou, não reuniu os documentos, não analisou como esse período trabalhado pode reduzir o tempo de sua aposentadoria, você vai sair perdendo.

O INSS não vai fazer esse trabalho para você.

Todo esse trabalho realizado antes do pedido de aposentadoria tem o objetivo de permitir que o profissional consiga se aposentar no menor tempo possível e com o maior beneficio possível, sem enfrentar problemas com o INSS.

Essa é a função do Planejamento Previdenciário e é isso que o Advogado Previdenciário vai fazer por você ao analisar todo os seus documentos, todos os seus cálculos, todo o seu histórico.

Se você chegou até aqui é porque entendeu a importância do Planejamento Previdenciário, agora vou explicar como tudo isso é feito na prática, me acompanhe!

 

 

COMO É FEITO O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

A legislação previdenciária brasileira é muito extensa e as regras que envolvem os pedidos de aposentadorias no Brasil são complexas e burocráticas. Em outras palavras: são muitos papéis para entender, preencher e entregar.
 

A Reforma da Previdência realizada em 2019 trouxe ainda mais complicações para o processo de aposentadoria.

Para conseguirmos ter sucesso no pedido de aposentadoria, a palavra-chave é organização. Durante a etapa de Planejamento, devemos organizar toda a vida profissional do trabalhador.

O primeiro passo é realizar um estudo inicial que nos mostre quando tempo o trabalhador ainda precisa contribuir com o INSS para ter o direito de se aposentar. Neste estudo inicial nós também analisamos todas as contribuições feitas pelo trabalhador e, a partir de estimativas matemáticas, calculamos quanto será o valor da sua aposentadoria.

Serão coletadas informações como:

• o tempo de contribuição que falta;
• os tipos de aposentadoria que você se enquadra
• os valores da contribuição realizada até o momento;
• a quantia que você deseja receber de benefício;
• se você possui algum direito adquirido da Reforma da Previdência;
• Se você ingressou e ganhou alguma ação trabalhista, verificar se houve a averbação da sentença trabalhista no INSS;
• se você entra em algumas Regras de Transição da Reforma da Previdência
ou está dentro das novas normas previdenciárias.

Em outras palavras, nessa etapa inicial analisamos os documentos que o trabalhador já tem e as contribuições feitas até o momento para estimarmos quanto tempo falta e qual será o valor da sua aposentadoria.

Feito isso, o Planejamento Previdenciário vai para a próxima etapa. Agora é chegado o momento de corrigir a rota!

Após um estudo detalhado de seu histórico profissional e de vida, confrontando toda a documentação e cálculos feitos com a legislação previdenciária que você se enquadra, o Advogado Previdenciário irá propor ajustes conforme a expectativa que você possui sobre como quer se aposentar.

Vamos ver quais são estes ajustes!

 

 

1) CONTRIBUIR COM O VALOR CORRETO

Esse é definitivamente um dos maiores impactos que o Planejamento Previdenciário tem na vida do trabalhador.

Você sabia que muitos trabalhadores dão dinheiro para o INSS? Sim, isso acontece! Quando o profissional realiza contribuições maiores do que o teto do INSS, ele está apenas dando dinheiro para a Previdência, sem que esses valores retornem para ele como aposentadoria.

Isso é muito comum de acontecer com médicos, dentistas, fisioterapeutas, engenheiros… E não espere que o INSS vá se manifestar informando que você tem feito pagamentos a mais!

Por outro lado, muitos trabalhadores acreditam que precisam passar a vida toda realizando grandes contribuições para ter uma aposentadoria melhor. E não é assim que funciona, já que 20% dos salários do profissional são desconsiderados no momento de calcular a aposentadoria.

E nos casos onde a contribuição tem sido feita com valores menores do que deveriam? É comum encontramos empresas que realizaram o recolhimento com valores menores do que deveriam, em outros casos, nem o recolhimento fizeram.

O Planejamento Previdenciário indicará os ajustes necessários no valor contribuído, de forma que a aposentadoria seja a melhor possível para o trabalhador. Tudo dentro da realidade em que este profissional se encontra, claro.

 

 

2) SE APOSENTAR NO MOMENTO CERTO

Pode parecer um absurdo, mas algumas pessoas já poderiam se aposentar e nem sabem disso, acredita? Assim como existem as pessoas que se passassem 6 meses a mais trabalhando, poderiam ter direito a uma aposentadoria muito maior.

Isso tudo ocorre por falta de planejamento, mas também pelas constantes mudanças nas regras de aposentadoria. E aqui que entra novamente o papel do Advogado Previdenciário.

Ele fornece a você as informações corretas sobre qual a SUA aposentadoria. Qual será o valor, quanto tempo falta, qual a documentação que precisa. Entende a importância?

Existem regras específicas sobre o tempo de contribuição para cada profissão. Professores têm uma contagem de tempo exclusiva para eles. Profissionais que exercem atividades especiais podem se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de profissão conforme o nível de insalubridade e periculosidade da profissão.

Para as atividades comuns existem as Regras de Transição, Sistema de Pontos, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria Por Tempo de Contribuição… Uma infinidade de regras e normas que se aplicam de diferentes formas para cada trabalhador.

E todas elas interferem em quanto tempo você precisa continuar trabalhando.

O Planejamento Previdenciário garante mais clareza em relação a quanto tempo falta para você se aposentar. Sabendo dessa informação, você tem condição de tomar as melhores decisões para o seu futuro.

 

 

3) ESTAR PREPARADO PARA O SEU PEDIDO DE APOSENTADORIA

O INSS tem dificultado muito a liberação das aposentadorias. Ele tem sido cada vez mais exigente com os documentos que são apresentados pelos trabalhadores.

Apesar de ser tratada como um “benefício”, a aposentadoria é, na verdade, um direito do trabalhador! Não é um favor que o governo faz pelos aposentados.

Qualquer erro que você cometa, resultará no seu pedido de aposentadoria negado ou em valor inferior ao que você esperava receber. E esse é o terceiro ponto em que o Advogado e Planejamento Previdenciário ajudarão você.

Imagina você ter direito a Aposentadoria Especial, mas descobrir somente no momento do seu pedido ao INSS que sua empresa não entregou o PPP? O que você faz? E se ela já tiver falido? E se os sócios não estiverem mais vivos?

Todos os anos milhões de aposentadorias são negadas porque o trabalhador não realizou o pedido de forma correta. Outras muitas aposentadorias são liberadas com valores errados porque o trabalhador não realizou o pedido de forma correta.

Ter conhecimento dos seus direitos é a única forma de conseguir exigir que eles sejam cumpridos.

 

 

QUANDO FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Como eu disse, todo o trabalhador precisa fazer o planejamento, então quanto mais cedo começar a se planejar, melhor será. Você terá mais tempo para colocar em prática tudo o que precisa para garantir uma boa aposentadoria.

Isso significa que somente quem tem 35-40 anos vai ter sucesso com o Planejamento Previdenciário? Não! Significa apenas que, quanto mais cedo você souber o que precisa fazer, mais fácil fica de fazer.

Para quem já está próxima da aposentadoria, o Planejamento Previdenciário vai ajudar a avaliar se a documentação está em dia, se é necessário ir atrás de algum documento que uma empresa pode não ter entregue. Ele também ajudará a calcular quanto você deve aumentar a sua contribuição para garantir uma aposentadoria mais alta.

Pode ser o caso de você ter direitos adquiridos antes da Reforma da Previdência que garantem hoje benefícios mais altos ainda ou um tempo ainda menor para se aposentar.

Para quem ainda está longe de se aposentar, o Planejamento Previdenciário permite estabelecer com clareza qual é o objetivo a ser alcançado. Você consegue estipular com mais facilidade o valor da aposentadoria que deseja ter e fazer os ajustes necessários na sua contribuição para alcançar esse objetivo.

Você também saberá quais documentos deve solicitar a cada empresa, como armazenar estes documentos, entre outras coisas. O Planejamento Previdenciário pode te ajudar inclusive a decidir os rumos da sua profissão.

Quanto antes você começar a se planejar mais tranquilidade e segurança terá para alcançar sua aposentadoria.

 

 

QUEM PODE FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Como falei anteriormente, você mesmo já começou a realizar o seu planejamento. O fato de ter buscado informações e chego até este texto, já demonstra isso.

Entretanto, você não conseguirá realizar o planejamento sozinho. Existem tantas variáveis e leis, que somente um profissional dedicado a essa tarefa pode realizar o Planejamento Previdenciário da forma correta.

Lembre-se, estamos falando do seu futuro. Da sua aposentadoria. Então tudo deve ser tratado com muito profissionalismo, competência e seriedade. Então procure um profissional para ajudá-lo.

Os mais indicados para fazer um planejamento previdenciário são os advogados especializados em Direito Previdenciário.

Além da capacidade técnica para realizar todos os cálculos, analisar os documentos e do conhecimento detalhado da legislação previdenciária, o Advogado dará todo o suporte legal para sustentar o seu pedido de aposentadoria.

A aposentadoria é um momento muito importante na vida de qualquer trabalhador. Foram anos e anos contribuindo, então é justo e necessário que você tenha o melhor benefício. Mas é preciso se preparar!

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe! Você pode fazer isso enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou deixando aqui sua pergunta.

Fale agora mesmo com nosso

Advogado Previdenciário

Falar com o Advogado
Precisa de ajuda?
Costa&Dias Advogados
Olá, como podemos ajudar? Nossa equipe está preparada para atendê-lo!